Enfim, boa notícia: videomonitoramento de quase 100 pontos da cidade promete mais segurança

Central de Videomonitoramento instalada na Prefeitura: controle da cidade e integração com forças de segurança (FOTO: Divulgação/Secom)

Prometendo mais segurança em Jaú, um sistema de videomonitoramento de quase 100 pontos da cidade foi entregue pela Prefeitura na 3.a feira 18. Essa era uma das incontáveis promessas do prefeito Ivan Cassaro que mais incomodava a população, que nos últimos anos viu a violência fugir do controle na cidade, principalmente de delitos contra o patrimônio, furtos de veículos e roubos nas ruas.

“Central de Monitoramento inteligente foi montada no prédio da Prefeitura, com funcionários que monitoram as imagens em tempo real. Sempre que alguma ocorrência é verificada, a Central decide qual a melhor ferramenta a ser utilizada: sistema de iluminação, de mensagens de voz ou acionamento dos órgãos de segurança pública”, diz nota distribuída pela Prefeitura.

O modelo é o mesmo já popularizado em diversas outras cidades, inclusive de porte bem menor do que Jaú, entre as quais Barra Bonita, que fica a 20 km de distância. A Prefeitura confirma que a Central de Jaú teve “referências em demais cidades da região para implementar um serviço eficiente e de excelência”. Segundo a divulgação oficial, “cerca de 1.400 câmeras, 860 delas instaladas em escolas municipais, garantem mais segurança aos alunos, pais, funcionários e toda a comunidade escolar” — o que também incomodava muito, por causa das sucessivas brigas entre estudantes e assédio do tráfico.

Principais cruzamentos viários receberam câmeras de monitoramento do trânsito (FOTO: Divulgação)

APLICATIVO – Além de câmeras, foi prometido um aplicativo já batizado de ‘Olhar+’, que permitirá acesso em tempo real às câmeras nos portas das escolas, e o ‘Botão do Pânico’ acionado pelo celular para acionar a Central em caso de emergências. O trânsito será igualmente beneficiado pelo novo sistema, garante da Prefeitura, visto que há câmeras em cruzamentos estratégicos e 14 delas nas entradas e saídas da cidade.

“Os equipamentos fazem a leitura das placas em tempo real, acionando automaticamente os sistemas Detecta (da Secretaria da Segurança Pública) e Alerta Brasil (da Polícia Rodoviária Federal) em caso de veículo furtado, roubado ou que o proprietário tenha alguma pendência judicial”, completa nota de divulgação.

Outro setor englobado pelo sistema é a Saúde, que está com 361 câmeras em 23 pontos diferentes, incluindo o PS da Santa Casa, PAs e postinhos. E tudo isso integrado às forças de segurança da PM e Polícia Civil, sem falar que o modelo ainda promete acionamento em tempo real, de casa, pela população interessada em acompanhar imagens dos principais pontos da cidade, como o complexo esportivo do antigo kartódromo e Lago do Silvério.

HORAH – Informação é tudo