ENTIDADES LANÇAM CAMPANHA PELA REABERTURA DO COMÉRCIO

Comércio em Jaú segue fechado (Foto: HoraH)

PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE JAÚ, ADEMAR BORGO ESTIMA QUE 30% DAS EMPRESAS JÁ FECHARAM; LOJAS NÃO ABREM HÁ MAIS DE 130 DIAS (Foto: Artur Filho/Transnotícias)

As entidades do comércio de Jaú lançaram campanha pela retomada das atividades econômicas para impedir mais quebradeira no setor e desemprego. “Já estamos fechados há muitos dias, precisamos voltar às atividades e manter as empresas e os empregos”, diz um spot que começa a veicular em rádios e nas mídias eletrônicas. O material é assinado, entre outras entidades, pela Associação Comercial e Industrial de Jaú (ACIJ) e Sindicato dos Trabalhadores no Comércio (Sincomerciários).

Presidente da ACIJ está preocupado com “a saúde e a economia” (Foto: Reprodução)

Em entrevista exclusiva ao HORAH nesta 5ª feira (11), o presidente da ACIJ, Ademar Borgo, lamentou que o setor seja sempre enaltecido por “seguir à risca todos os protocolos [de proteção e higiene contra a Covid-19], por ser o mais organizado, mas não deixam abrir”. Dia 16, próxima 3ª feira, o comércio vai completar 139 dias de portas fechadas em Jaú. “Desse jeito vai quebrar todo mundo, ninguém vai aguentar”, sentencia Ademar, que vê “cada dia mais empresas fechando e espaços para alugar”. Ele acredita que “uns 30% das empresas já fecharam e não voltam mais” a funcionar.

Há uma legião de desempregados do setor na cidade, desafio que a economia municipal terá de enfrentar daqui para a frente. “A gente fica preocupado tanto com a doença quanto com a situação financeira”, diz Ademar, que vê também dificuldades grandes no setor hospitalar jauense, constituído de apenas um hospital geral: a Santa Casa. “O sistema de saúde está no limite, vidas estão sendo perdidas”, destaca a campanha das entidades do comércio, que defende o distanciamento social, uso de máscaras e os protocolos de higiene “para salvar vidas e empresas”.

HORAH – Você sabe das coisas