Entornou o caldo – TRE MANTÉM CONDENAÇÃO E INELEGIBILIDADE DE CAMARINHA E VINÍCIUS

Vinícius e o pai, Abelardo Camarinha, apontados como verdadeiros donos da CMN; eles negam (FOTO: Arquivo HoraH)

Pai e filho ainda podem ir ao TSE, mas advogado acha difícil mudar esse quadro

Tribunal Regional Eleitoral (TER) de SP acatou apenas parcialmente os Embargos de Declaração dos políticos Abelardo Camarinha e o filho dele, Vinícius, e manteve condenação por abuso do uso da mídia e do poder econômico nas eleições de 2016. Com isso, os dois continuam com os direitos políticos suspensos por 8 anos e, consequentemente, inelegíveis, o que segue frustrando a intenção de um ou outro disputar a Prefeitura de Marília em 2020. Como se diz popularmente, entornou o caldo.

A condenação de pai e filho é de julho deste ano, o que os levou a encaminhar recurso ao TRE. A nova decisão é desta semana. Várias outras pessoas fazem parte da Ação de Investigação Eleitoral (AIJE) e também estão condenadas, incluindo radialistas, empresários da comunicação e até ‘laranja’ dos 2 políticos que figurava como dona do extinto jornal Diário de Marília – no caso, Sandra Mara Norbiato, que assim se definiu em delação premiada à Justiça Federal.

Advogado Alexandre Sala acha difícil mudar condenação: “material fático já foi analisado” (FOTO: Reprodução Arquivo Pessoal)

DIFÍCIL MUDAR – Abelardo e Vinícius ainda podem apresentar recurso especial ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Contudo, o advogado Alexandre Sala, que representa a coligação liderada pelo então candidato e hoje prefeito Daniel Alonso, autora da AIJE, acredita que será “muito difícil” mudar esse quadro. Ele disse que “todo o material fático já foi analisado” e, nesse recurso, não cabe mais questionamento quanto a isso. Ou seja, a inelegibilidade de pai e filho não deve mudar.

“Diante do que ficou demonstrado nos autos, com provas bem robustas do abuso dos poderes político e econômico, foi feito Justiça”, resumiu. A condenação não afeta o mandato de deputado estadual exercido por Vinícius, que, entretanto, fica impedido de disputar novas eleições por 8 anos, tal qual o pai.

HORAH – Você sabe das coisas