Apesar de pequena, com pouco mais de 40 mil habitantes, a cidade de Garça, na região de Marília, perdeu o controle da dengue e a epidemia preocupa autoridades da Saúde e a população em geral. Na comparação com o mesmo período do ano passado, neste ano a doença está 108% maior – foram 433 casos em 2024 e, agora, 900.
Mas não é só. Do início do ano até agora, o serviço público de saúde já registrou duas mortes por dengue na cidade, segundo balanço feito pelo próprio governo do estado. Por meio de nota, a Prefeitura afirma que tem feito e intensificado cada vez mais as ações de nebulização contra o mosquito da dengue.
Mais: que aumentou o número de agentes comunitários e de endemias para percorrer as casas em busca de possíveis criadouros do mosquito transmissor da doença e para orientar a população. Além disso, ampliou o funcionamento do polo de dengue aos sábados e domingos até 22h, e estendeu o horário também em três unidades de saúde. Já o Hospital São Lucas ampliou o número de leitos para atender o aumento de pacientes por dengue em Garça.
HORAH – Informação é tudo