Equipamento para diagnóstico de câncer deve funcionar em 30 dias

Diretora do Hospital Oncológico, Márcia Mesquita Serva, e o deputado Vinícius Camarinha (FOTO: Divulgação)

APARELHO PET Scan É RESULTADO DE PARCERIA DA INICIATIVA PRIVADA COM O PODER PÚBLICO NO HOSPITAL ONCOLÓGICO DA UNIMAR

Nos próximos 30 dias o equipamento PET Scan para tomografia computadorizada por emissão de positrons deverá entrar em funcionamento no Hospital Oncológico da Unimar, em Marília. Caro, o equipamento é resultado de investimentos de R$ 2,5 milhões conquistados pelo deputado estadual Vinícius Camarinha, mais uma contrapartida financeira do próprio hospital. Para a diretora hospitalar Márcia Mesquita Serva, esta parceria entre o poder público e o setor privado “é fundamental para garantir que pacintes da oncologia não precisem se deslocar para outras cidades” para complementar o tratamento.

Construído ao lado do já tradicional HBU, o hospital universitário da Unimar, o novo Hospital Oncológico fica na Zona Oeste da cidade, anexo ao campus da universidade. Vinícius falou que a conquista do PET Scan vai atender não apenas pacientes da cidade, mas também de toda a região pelo sistema SUS. E agradeceu: “Obrigado e parabéns à família Unimar pelos investimentos na área da saúde e por essas grandes conquistas para a nossa cidade”.

O PET Scan permite exames de imagem muito usados no diagnóstico precoce de câncer, para analisar o desenvolvimento de tumores e se ocorrem metástases (quando o câncer se espalha para outros órgãos do corpo). O paciente recebe uma substância radioativa que, ao ser absorvida pelo organismo, emite radiação captada pelo aparelho, que a transforma em imagem para avaliação médica. Além da oncologia, o equipamento ainda pode ser usado para diagnóstico de doenças neurológicas como Alzheimer e outras.

HORAH – Informação é tudo