ERRO NA DIGITAÇÃO: PREFEITURA DE GARÇA EMITE NOTA E DESCARTA RECEBIMENTO DAS DOSES VENCIDAS

A vial of the A Prefeitura de Garça comunicou em nota oficial que não foram aplicadas vacinas vencidas no município de Garça. (Foto: Agência Brasil)

A Prefeitura de Garça comunicou em nota oficial que não foram aplicadas vacinas vencidas no município de Garça. Segundo informou, houve a verificação do acontecido e notou-se que nas seis notificações apontadas foram detectados erros de digitação na identificação do lote.

A nota também confirma que a Secretaria da Saúde, fez contato imediatamente com as pessoas para tranquilizá-las e informá-las sobre o erro. Também já houve a correção no sistema.

A Secretaria afirma ainda que o recebimento das doses, assim como o controle de validade e a logística de aplicação das doses, são concentrados em um único setor, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, que faz um rigoroso controle, principalmente, no que diz respeito à verificação de lotes e datas de validade.

As unidades de saúde não recebem vacinas sem antes passar pelo controle do setor da Vigilância Epidemiológica.

A Secretaria da Saúde solicita que a população tenha muita tranquilidade, pois reforça a informação de que o município não recebeu doses vencidas de nenhuma das vacinas contra a Covid-19.

Se algum munícipe ainda tiver dúvidas poderá entrar em contato com a Secretaria de Saúde pelo telefone 3737-1919, durante o horário de expediente da Prefeitura.

No Brasil

Pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em diversos postos de saúde do país, o que compromete sua proteção contra a Covid-19. Os dados constam de registros oficiais do Ministério da Saúde.

Até o dia 19 de junho, os imunizantes com o prazo de validade expirado haviam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros. AstraZeneca é a vacina mais usada no Brasil. Ela responde por 57% das doses aplicadas neste ano. A imensa maioria foi utilizada de acordo com as orientações do fabricante.

Todos os imunizantes expirados integram oito lotes da AstraZeneca importados ou adquiridos por consórcio. Um deles passou da validade no dia 29 de março. O que venceu há menos tempo estava válido até 4 de junho.

O lote pode ser conferido na carteira individual de vacinação. Quem tiver recebido uma dose de um desses oito lotes de AstraZeneca após a data de validade (veja gráfico) deve procurar uma unidade de saúde para orientações e acompanhamento.

HORAH – Informação é tudo