ESTAÇÃO INVERNO INICIOU NESTA SEGUNDA-FEIRA (21) E PADRÃO SECO ACENTUA NESTA ÉPOCA

O padrão seco, isto é, de poucas chuvas que iniciou no outono, é acentuado durante o inverno.

As temperaturas devem ficar acima da média na nossa região, que também deve registrar temperaturas mais amenas. A estação do inverno iniciou nesta segunda-feira, às 00h32 e termina no dia 22 de setembro às 16h21, quando começa a estação da primavera (Equinócio de primavera) no Hemisfério Sul.

O padrão seco, isto é, de poucas chuvas que iniciou no outono, é acentuado durante o inverno. A redução das chuvas e da umidade do ar e do solo durante a estação, consequentemente favorecem eventos de queimadas e de incêndios florestais, além de prejuízos na saúde humana, como por exemplo, problemas respiratórios e circulatórios.

A previsão para o inverno 2021 mantém o padrão de neutralidade do fenômeno El Niño – Oscilação Sul (ENOS). Para a Região Sudeste, em particular para o estado de São Paulo, o inverno será mais quente e seco, indicando que as chuvas devem permanecer próximas ou ligeiramente abaixo da média, exceto no litoral durante o mês de julho, devido às passagens das frentes frias. As temperaturas ficarão acima da média no estado paulista, mas algumas massas de ar frio polar, deverão derrubar as temperaturas ao longo da estação.

O inverno é considerado como uma estação climatologicamente seca na Região Sudeste do Brasil, representando uma acentuada redução do volume e da frequência da chuva, baixas temperaturas e por baixos índices de umidade do ar.

Os principais sistemas meteorológicos que ocorrem durante a estação do inverno na Região Sudeste, são as frentes frias e as massas de ar frio e seco, que acompanham as frentes frias e geralmente são de origem polar, tornando-se mais frequentes e intensas no decorrer do inverno, gerando ondas de frio e ocorrências de geadas, que prejudicam a agricultura de um modo geral, afetando principalmente culturas, como a do café e de hortaliças.

Os nevoeiros e a névoa úmida são muito frequentes durante a madrugada ao início da manhã, principalmente nas regiões de planalto, serra e vales, onde pode ocorrer formação de geada, em caso de temperaturas bastante baixas. Os ventos são mais constantes e intensos durante a estação, principalmente no mês de agosto.

HORAH – Você sabe das coisas