ESTADO BUSCA ‘ZERAR FILA’ DE CIRURGIAS; mais de 538 mil estão cadastradas no Cross

Com objetivo de zerar a fila de mais de 538,1 mil cirurgias cadastradas no Central de Regulação (Cross), o governador Rodrigo Garcia anunciou nesta quarta-feira (25), o Mutirão das Cirurgias no Estado. Só na região de Marília, são mais de 49 mil cirurgias aguardando autorização.

“É impossível ficar impassível diante de tudo isso. Foi essa atitude que nos moveu no sentido de que a gente pudesse buscar um caminho para lançar o mutirão das cirurgias, que começa pela nossa rede, através dos hospitais próprios”, ressaltou o governador.

Segundo o Governo, para acabar com a demanda, haverá cirurgias extras na rede estadual, remuneração dobrada nos hospitais do SUS e a contratação de serviços privados. O Mutirão deve durar quatro meses e serão ofertadas pelo Sistema Único de Saúde, 54 cirurgias em 7 especialidades.

O Governo de SP deve pagar um valor adicional de 100% do que já é pago pela Tabela SUS para aos serviços municipais, filantrópicos e Santas Casas do Estado. O Estado também irá pagar um valor adicional para a realização das consultas de avaliação e exames pré-cirúrgicos.

Todo o investimento nas cirurgias do Governo de São Paulo, começa em 1º de junho e tem o valor total de R$350 milhões.

“Vamos pagar o dobro da tabela SUS para a rede pública e privada e, com isso, temos a expectativa de triplicar a oferta existente hoje”, disse o secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn.

De acordo com o Governo do Estado, nesta quinta-feira, dia 26, será publicado um chamamento público no Diário Oficial para contratação dos procedimentos em hospitais privados.

HORAH – VOCÊ SABE TUDO