A Prefeitura de Bauru anunciou no início da tarde desta sexta-feira (12) a adoção de estado de emergência diante da crise hídrica que tem deixado cerca 40% dos moradores em um rodízio de abastecimento de água que prevê três dias seguidos de torneiras secas para apenas um com abastecimento.
O decreto com os detalhes do estado de emergência foi publicado em edição extra do Diário Oficial no final da tarde desta sexta-feira.
O anúncio de um pacote de medidas aconteceu durante uma coletiva de imprensa que contou com participação da prefeita Suéllen Rosim (Patriota) e do presidente do Departamento de Água e Esgoto (DAE), Marcos Saraiva.
Entre as medidas emergenciais anunciadas pelo presidente do DAE está o aumento da frota de caminhões-pipa para acelerar o atendimento aos moradores dos bairros que são afetados pelo sistema de rodízio no abastecimento.
O DAE também pretende pegar água de poços particulares para reforço do abastecimento. Como exemplo de negociações avançadas, ele citou os poços da USP e da Associação Bauruense de Desportos Aquáticos (ABDA).
Os cerca de 90 mil moradores de Bauru que são abastecidos pelo Rio Batalha sofrem com o rodízio no abastecimento desde abril deste ano, adotado quando o nível da lagoa chegou a 2,08m. Nesta sexta-feira, essa marca chegou a nível considerado crítico, com apenas 1,95m, bem distante dos 3,20m considerados como ideal.
Rodízio 24h/72h mantido
Durante a coletiva, o presidente do DAE reafirmou a necessidade de manutenção do atual sistema de rodízio mais rígido, que prevê para os moradores da região atendida pelo Rio Batalha a oferta de água durante 24 horas, seguida da interrupção do abastecimento pelos três dias seguintes.
Os bairros atendidos foram agora divididos em quatro grupos, que terão a seguinte escala de abastecimento:
Grupo 1: Vila Falcão – abastecimento na quinta-feira (11)
Grupo 2: Jardim Ouro Verde e Vila Independência – abastecimento na sexta-feira (12)
Grupo 3: Centro e Parque dos Sabiás – abastecimento no sábado (13)
Grupo 4: Altos da Cidade e Estoril 1 e 2 – abastecimento domingo (14)*
(*) e assim sucessivamente
O DAE continua disponibilizando caminhões-pipa para o atendimento nas regiões afetadas pelo rodízio através do telefone 0800-7710195 (recebe ligações de telefone fixo), ou (14) 3235-6140/6179 (celular).
HORAH – Informação é tudo