ESTADO E APL DE TI DO UNIVEM FIRMAM CONVÊNIO PARA PROJETO ‘ECOSSISTEMA DIGITAL’

Secretária estadual Patrícia Ellen e Dr. Elvis Fusco, coordenador do APL TI Marília (Foto: Divulgação)

Objetivo é aumentar oferta de profissionais capacitados para atuar em empresas paulistas de Tecnologia da Informação

Solenidade na 5ª feira (29) marcou assinatura do termo de fomento e convênio entre o governo do estado e o Arranjo Produtivo Local (APL) de Tecnologia da Informação (TI) do Univem de Marília, para desenvolvimento do projeto ‘Ecossistema Digital de Formação e Atualização Profissional em TI do Estado de SP’. A parceria vai garantir profissionais “qualificados e certificados” para atuar nessas empresas.

A secretária estadual Patrícia Ellen, do Desenvolvimento Econômico, representou o governo na assinatura do convênio e falou da importância do programa. “É fundamental estabelecer políticas públicas de incentivo ao desenvolvimento da economia e geração de empregos. E o setor de TI se apresenta como segmento estratégico para investimento e fomento”, disse. Isso procede: mesmo com a pandemia e queda nacional de 4% no PIB, em 2020 o segmento de TI teve crescimento de 8%; para este ano, a perspectiva é de 11%.

É justamente nesse cenário que o convênio se torna estratégico, visto que a expectativa é de escassez de mão de obra no setor. ‘Até 2024 o País deve chegar a um patamar de 420 mil vagas no setor de TI, mas tem formado só 46 mil profissionais da área por ano, 65% menos do que o necessário para preencher as 70 mil vagas criadas pelo mercado anualmente’, diz nota distribuída à imprensa.

Comentando a importância do convênio, o presidente da Associação das Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação de Marília (Asserti) e representante do APL TI Marília, Dr. Elvis Fusco, disse que “será disponibilizada uma plataforma digital aberta de formação online para criação de conteúdos formativos nas tecnologias utilizadas pelas empresas dos clusters de TI do estado, com apoio e parceria do governo com entidades públicas e privadas”.

Marcos Rezende participando do evento online (Foto: Divulgação)

O APL tem governança da Asserti, que representa o setor de TI no centro-oeste paulista. Em abril, a entidade teve o reconhecimento de nível máximo de maturidade pelo estado, patamar em que se encontram apenas 3 APLs, dentre os mais de 70 existentes em SP. O convênio com Marília foi assinado na presença ainda do diretor do Ciesp, Chikao Nishimura; dos secretários da Administração, Marcos Boldrin, e do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Nelson Mora; do presidente da Câmara Marcos Rezende; do presidente da Junta Comercial paulista (Jucesp), Walter Ihoshi; dentre outros. A iniciativa contou com apoio e incentivo do município e do prefeito Daniel Alonso.

Daniel e a secretária Patrícia Ellen no Univem, ao lado do reitor Luiz Carlos Macedo (Foto: Divulgação)

O QUE É – APL ou Cluster Empresarial referem-se a conjunto dde agentes de natureza diversa, com tarefas principais de uma aglomeração produtiva, incluindo empresas produtoras e fornecedoras, centros de pesquisa, agentes do governo, terceiro setor, universidades etc. O funcionamento deles requer uma governança e relações de cooperação e aprendizado constantes. As informações fazem parte do material distribuído à imprensa.

HORAH – Informação é tudo