O governo do estado anunciou nesta 6.a feira (9) o fim da Fase Emergencial do Plano SP, em vigor há 28 dias, e a volta à Fase Vermelha da quarentena contra o coronavírus e a Covid-19. A mudança começa a valer na próxima 2.a feira (12) com pequenas alterações no funcionamento da economia paulista.
Desde que autorizadas por decretos municipais, as aulas presenciais estão liberadas para até 35% da capacidade de cada escola; competições esportivas profissionais serão retomadas, incluindo o Campeonato Paulista; serviços de entrega (delivery) e de busca (drive-thru) para comércio e restaurantes estão liberados; e lojas de materiais para construção poderão voltar a atender presencialmente (o que já havia sido determinado por liminar judicial).
O governo manteve proibição às celebrações religiosas presenciais; comércio, restaurantes, bares, shoppings, academias e salões não podem abrir; clubes também estão proibidos de funcionar; e o toque de recolher das 20h às 5h foi mantido para reduzir a circulação das pessoas. O vice-governador Rodrigo Garcia disse que as novas medidas, embora tímidas, só foram permitidas porque “o esforço feito nas últimas semanas (de Fase Emergencial) começaram a dar resultados”.
HORAH – Você sabe tudo