“ESTAMOS A PONTO DE FECHAR AS PORTAS”, DIZEM PROPRIETÁRIOS DO TRADICIONAL PIZZAIOLO

Funcionarios do Pizzaiolo
Piozzaiolo Jau
  • CASTIGADOS NO ANO PASSADO, OUTRA VEZ RESTAURANTES ESTÃO IMPEDIDOS DE ATENDER CLIENTES PRESENCIALMENTE

“Jamais esperávamos passar por isso e estamos a ponto de fechar as portas por não termos mais condições de pagar nem os fornecedores e nem os colaboradores”. Esse é o desabafo do comerciante jauense Sérgio Artur Ficcio, que divide a propriedade do tradicional restaurante O Pizzaiolo, no Centro, com o sócio João Roque. “Temos 35 colaboradores, a maioria em casa, porque com a fase Vermelha estamos atendendo só no delivery e drive-thru, e vai ser difícil encontrar meios de paga-los. Eles estão há 22, 25, 30 anos na empresa, mas a situação realmente é crítica”, acrescentou João.

O primeiro lockdown do setor aconteceu na primeira onda da pandemia da Covid-19, no ano passado, e durou 70 dias; voltou essa semana com a reclassificação das regiões paulistas, quando comércio e restaurantes ainda estavam se recuperando. “Nós não somos os vilões. E o problema não está no restaurante, porque a gente segue todas as normas sanitárias possíveis, com uso de luvas e máscaras”, esclareceu João Roque.

Salão principal do Pizzaiolo é amplo e arejado, mas apesar disso, atendimento presencial está proibido na cidade (FOTO: Reprodução Web)

Inaugurado há 44 anos em Jaú e sob comando de Sérgio e João há 27, O Pizzaiolo serve porções, pratos à la carte e pizzas no jantar e buffet com comida a quilo (inclusive churrasco) no almoço. Com ambientes variados e até playground interno, o restaurante fica em lugar histórico da cidade: era ali, o famoso ‘cano torto’, que jorrava água de mina para saciar a sede das pessoas e abastecer um bebedouro para animais. Diz a lenda que quem bebia dessa água sempre voltava a Jaú. Assim como o ‘cano torto’, que mudou de lugar, a pandemia está mexendo também com O Pizzaiolo, que hoje só pode atender no delivery e drive-thru, insuficientes para garantir faturamento que faça frente aos compromissos do restaurante.

HORAH – Você bem informado