Etapa bauruense da Regionalização da Saúde reúne secretário de Estado e prefeitos

Prefeita Suéllen recepcionou o secretário da Saúde Eleuses Paiva em Bauru (FOTO: Ass. Impr. PMB/Reprodução)

A prefeita Suéllen Rosim e chefes do Executivo de cidades da região participaram da abertura da etapa de Bauru da Oficina de Regionalização da Saúde nesta 3.a feira (27). O evento contou com a presença do secretário de estado da Saúde e médico Eleuses Paiva, do coordenador do projeto de regionalização Renilson Rehem e do presidente do Conselho Estadual de Secretários de Saúde Geraldo Reple Sobrinho. Dirigentes de hospitais da região também compareceram.

Um dos principais objetivos do projeto é reduzir as filas para atendimento de saúde, ampliar o acesso aos serviços e dar maior transparência à utilização dos recursos públicos na área. Eleuses tornou a dizer que trabalha “para a unificação da fila de espera por consultas, exames e cirurgias, e a verificação junto aos hospitais públicos e filantrópicos sobre a estrutura subutilizada, o que pode ampliar a oferta de serviços aos pacientes”.

Projeto de regionalização da saúde foi apresentado aos presentes (FOTO: Reprodução)

Equacionar essa deficiência significa acelerar inclusive a realização de cirurgias eletivas, cujos pacientes aguardam na fila por vários anos. A proposta do governo é criar listas de espera regionalizadas, o que facilitará inclusive no envio de recursos na medida do necessário. “Estamos atuando primeiro para unificar essa lista e, assim, poder investir onde a necessidade existe, de forma que os pacientes recebam atendimento dentro de u prazo que seu quadro de saúde não se agrave”, enfatizou Eleuses.

Acompanhado da prefeita de Bauru, o secretário visitou o HC, a Maternidade Santa Isabel e o Hospital Estadual. Na ocasião, Suéllen reforçou a importância de começar o funcionamento definitivo do HC no ano passado, mas que precisa ser ampliada gradativamente para “reduzir a falta de vagas para Bauru e região”, enfatizou nota distribuída pela Assessoria de Comunicação da prefeitura.

HORAH – Informação é tudo