ETEC DE LENÇÓIS PAULISTA ESTÁ NA FINAL DE PRÊMIO DA SAMSUNG

Recipiente biodegradável feito de borra de café e bagaço de cana é um dos dez classificados para final do Respostas para o Amanhã. (Foto: Divulgação Governo do Estado de SP)

Criado por estudantes do curso técnico de Química integrado ao Ensino Médio da Escola Técnica Estadual (Etec) Cidade do Livro, localizada em Lençóis Paulista, na Região de Bauru, o Tubete agrícola de bioplástico a partir de blendas de nanocelulose está entre os dez finalistas do Prêmio Respostas para o Amanhã. O projeto foi elaborado especialmente para participar da competição e pretende trazer mais sustentabilidade aos viveiros de cultivo de mudas.

O Respostas para o Amanhã é a iniciativa brasileira do Solve For Tomorrow, programa global da Samsung, que em 2021 ocorre em 35 países. O objetivo é estimular e divulgar projetos de investigação e experimentação científica e tecnológica desenvolvidos por estudantes do Ensino Médio de escolas públicas. No Brasil, é realizado desde 2014 e tem abrangência nacional.

O projeto da Etec de Lençóis Paulista prevê a substituição dos recipientes de plástico utilizados para cultivar as mudas nos viveiros, os tubetes, por um modelo biodegradável, feito a partir de borras de café e bagaço de cana, dois resíduos encontrados em abundância no Estado de São Paulo.

“Além de diminuir o estresse físico da planta durante o transplantio, que é a transferência da muda do tubete para o local definitivo de plantio, o recipiente biodegradável evita o descarte do plástico no meio ambiente porque vai para a terra junto com a planta, podendo ainda enriquecer o solo”, explica Maria Eduarda Lopes, uma das estudantes responsáveis.

Ela desenvolveu o projeto junto com os colegas Ana Cecilia dos Santos, Janaina Ferraz, Júlia de Matos e Leonardo Fraga. O grupo teve as professoras Viviane Léo e Luciana Hueb como orientadora e coorientadora, respectivamente.

HORAH – Você sabe das coisas