Ex-candidato a prefeito de Marília, o empresário João Pinheiro está com o nome na lista da Interpol, a polícia internacional, desde setembro do ano passado, informação que só foi divulgada agora. Famoso por ostentar luxo e ficar conhecido como o candidato a prefeito mais rico do País em 2024, João Pinheiro estaria fora do Brasil desde maio deste ano.
A inclusão do nome dele na lista vermelha da Interpol teria sido feita a pedido de autoridades da Bolívia, mas não há detalhes sobre o assunto. Também não existem informações seguras de onde João Pinheiro se encontra, apenas que teria viajado para a Europa, e tampouco se está preso ou não.
Geralmente são incluídos na lista vermelha pessoas cujas autoridades pretendem localizar e prender para depois extraditar, para que respondam por crimes dos quais são acusados ou estejam condenados. Pesquisas com órgãos oficiais divulgadas na imprensa indicam que o empresário não tem mandado de prisão em vigor no País, apesar de ter sido condenado em agosto de 2024 a 2 anos e 6 meses de reclusão, regime aberto, por estelionato – pena convertida em serviços à comunidade.
O site Marília Notícia divulgou ter conseguido contato com o telefone de João Pinheiro dia 9, questionando se estava preso. Resposta via WhatsApp: “Povo não tem o que fazer. Fica inventando história”. Ele também teria informado pelo mesmo telefone e aplicativo que estaria na cidade na semana seguinte, o que não ocorreu.


HORAH – Informação é tudo