Ex-secretária desmente prefeito de Jaú sobre demora para entrega de uniformes

Ex-secretária Elenira, dias antes de deixar o cargo, em evento da Educação em SP (FOTO: Divulgação)

Após atraso de 6 meses, Ivan Cassaro jogou a culpa na ex-secretária Elenira Cassola, que reagiu imediatamente: “Não aceito inverdades sobre meu trabalho”; e apresentou documentos que provam o contrário

Ex-secretária municipal da Educação, Elenira Cassola desmentiu o prefeito Ivan Cassaro (PSD) sobre a demora de seis meses para entrega dos uniformes escolares para alunos da rede básica de ensino de Jaú. Apesar desse atraso ter ocorrido durante a primeira gestão inteira, Ivan acusou agora a ex-secretária pela demora, mas foi rebatido imediatamente por Elenira, inclusive com documentos.

“Não aceito essa explicação do prefeito”, disse ela por meio de nota enviada ao HORAH, depois que Ivan falou em ‘live’ do vereador governista Magesto (Podemos) que deu ordem para a secretaria providenciar a compra dos uniformes ao término do ano passado, mas que a programação não foi feita. “Isso aí devido a secretaria, que não mandou, a antiga secretária, demorou pra fazer esse levantamento. Aí tem que se licitar, aí uma empresa vem, outra impugna, vai para a Procuradoria, e assim, infelizmente, demorou”, disse o prefeito, textualmente.

Ivan durante a ‘live’ do vereador Magesto, despejando culpa na ex-secretária (FOTO: Reprodução vídeo Magesto)

“Não aceito inverdades sobre meu trabalho”, retrucou Elenira, afirmando que havia tempo hábil para entregar os uniformes no começo do ano se não tivesse havido uma interrupção no processo. “Tenho tudo o trâmite que foi aberto em agosto de 2024, logo após o pagamento total da licitação de 2023, pois não podem circular dois processos com o mesmo objeto – e acho que o Executivo sabe disso”, esclareceu. “O problema é que seguraram” o processo no período eleitoral por quase dois meses e só retomaram em dezembro. “Portanto, a culpa não é desta secretária e nem da que está no momento”, afirmou Elenira.

Ela mandou para o HORAH o comprovante do protocolo para abertura da licitação dos uniformes, com data de 28/8/2024, às 15h27, observando se tratar de “abertura de processo licitatório, na modalidade pregão eletrônico para contratação de empresa para fornecimento de uniformes escolares”. Conhecido por ‘terceirizar’ as culpas e erros da administração, o prefeito Ivan falou ainda que se dependesse só dele, com o dinheiro em caixa que tem, compraria e pagaria na hora os uniformes. “Mas a gente vai corrigir mais isso daí para que não aconteça mais esses atrasos aí”, acrescentou na ‘live’, como se esse fosse o primeiro ano de governo dele.

Por meio de Nota Oficial divulgada dia 23/6, a Prefeitura informou o início da entrega dos uniformes. São 20.600 camisetas de manga curta (duas por aluno); 10.300 regatas; 10.300 jaquetas; 5.300 bermudas para meninos e 5 mil shorts-saia para meninas. A rigor, tudo deveria ter sido entregue no início do ano letivo, mas só agora está chegando aos estudantes.

Dentre os documentos enviados ao HORAH, o protocolo feito por Elenira em agosto/24 para compra dos uniformes (FOTO: Reprodução)

HORAH – Informação é tudo