Laboratório municipal foi montado pela Prefeitura de Tupã, região de Marília, só para realizar testes de Covid-19. Dois tipos serão utilizados: para pacientes com suspeita de contaminação pelo coronavírus e para profissionais da área da Saúde. A diferença é que um é feito com secreção nasal do paciente e o resultado sai rápido, em 30 minutos; o outro usa amostra de sangue da pessoa para saber se ela está contaminada e em fase de transmissão da doença.
A última testagem é destinada aos profissionais da Saúde, que atuam na linha de frente contra o coronavírus, e considerado mais eficaz que o teste rápido. Tupã é a primeira cidade na região a contar com laboratório municipal com esta finalidade, segundo o diretor Edi Carlos Iacida. A capacidade é de até 4.100 testes, de acordo com o prefeito Caio Aoqui.
Caio garantiu que os exames realizados no laboratório municipal seguem “o mesmo padrão de qualidade” do Instituto Adolfo Lutz, Fiocruz e Albert Einstein, por exemplo, que são referência no Estado e no País. O investimento no laboratório está sendo custeado com recursos do município e aqueles repassados para o enfrentamento da pandemia do coronavírus. Até a manhã desta 2ª feira (22), Tupã tinha 33 casos confirmados de Covid-19.
HORAH – Você bem informado