Nervosa ao assistir 11 dos 17 vereadores aprovarem a extinção do IPMJ em votação de urgência na Câmara de Jaú, Sandra Gomes passou mal e chegou a perder os sentidos. Uma unidade do SAMU foi chamada para prestar socorro a ela em frente ao Legislativo, no início da noite desta 2ª feira (21). Mais tarde, chorando, ela fez vários desabafos em grupos de WhatsApp com acusações ao prefeito Ivan Cassaro.
“Cassaro não honra a palavra dele, não é homem de honrar a palavra que ele deu numa reunião que nós tivemos antes da eleição. Ele prometeu que o IPMJ não ia acabar”, comentou, bastante alterada. “Cadê o Cassaro? Hoje ele não estava na prefeitura, ele fugiu, ele não quis escutar nós, mas o Cassaro não perde por esperar”, acrescentou.
O desabafo foi pela mãe dela, servidora aposentada que “pagou uma vida inteira por um plano de saúde que agora é tirado”, disse. Pelo projeto do prefeito que extinguiu o instituto, o atendimento de saúde aos 200 segurados foi transferido para o SUS. Trata-se do mesmo projeto deixado pelo ex-prefeito Rafael Agostini, cuja votação foi adiada no final de 2020 e rejeitado em agosto de 2021; de volta à Câmara em regime de urgência, foi aprovado hoje.
“Lutei para defender os beneficiários do IPMJ, porque entendo que a prefeitura tinha de buscar outros modelos para garantir o direito adquirido pelos segurados, mas infelizmente não foi isso o que o prefeito fez. Foi revoltante o que aconteceu”, comentou o vice-prefeito e ex-vereador Tuco Bauab. Sandra Gomes estava com ele ao telefone, desabafando contra a extinção do instituto, quando desmaiou. “Deprimente tudo isso”, pontuou Tuco.
Votaram contra a extinção do IPMJ e em defesa dos servidores aposentados e seus dependentes os vereadores Fábio Souza, Luizinho Andreto, Mateus Turini, José Carlos Borgo, Marcos Brasil e Moretti; a favor do prefeito e pelo fim do instituto, votaram todos os demais: o presidente João Brandão, Rodrigo de Paula, Dr. Segura, Paulo Gambarini, Sabará, Jefferson Veira, Bill Luchesi, Chico Quevedo, Tito Coló, Chupeta e Leandro Passos.
HORAH – Informação e prestação de serviço