Fake news – MINISTRO MANDA QUEBRAR SIGILOS E BLOQUEAR PERFIS DE BOLSONARISTAS

Primeiro à esq., o blogueiro Allan dos Santos, do site bolsonarista Terça Livre, durante operação da PF na manhã de hoje (FOTO: GABRIELA BILÓ/ESTADÃO CONTEÚDO / Reprodução)

Após cumprimento de mandados de busca e apreensão pela PF em endereços de bolsonaristas suspeitos de financiar e operar rede de fake news, o ministro do STF Alexandre de Moraes determinou a quebra dos sigilos bancário e fiscal do grupo. Estão na lista os empresários Luciano Hang (Havan) e Edgard Corona, o humorista Reynaldo Bianchi Jr e o militar Winston Lima. A medida se refere ao período de julho/18 a abril/20.

O ministro preside inquérito que apura produção e disseminação orquestrada de notícias falsas com ataques ao STF. Alexandre de Moraes também mandou bloquear contas em redes sociais, como Facebook, Instagran e Twitter de 17 investigados, para cessar “discursos com conteúdo de ódio, subversão da ordem e incentivo à quebra da normalidade institucional e democrática”, justificou.

A operação da PF na manhã desta 4ª feira (27) apreendeu computadores, celulares e outros equipamentos eletrônicos e documentos com qualquer relação com as mensagens ofensivas e ameaçadoras disseminadas nas redes sociais por aliados do presidente Jair Bolsonaro. Há parlamentares na lista de investigados, como Carla Zambelli (PSL/SP), além do ex-deputado Roberto Jefferson. O empresário Hang estaria entre os financiadores dessa estrutura.

(c/ informações G1)

HORAH – Você bem informado