FILHO DO PREFEITO E SEGURANÇAS VIGIAM ACESSO A ASSENTAMENTO; veja fotos

Somos seguranças da fazenda que conseguimos a posse e estamos com o proibitório dela, já” – se apresentou o rapaz de barba rala e camiseta preta junto à porteira do assentamento de reforma agrária Luiz Beltrame, em Gália, nesta 5ª feira (16). O carro que chegava à porteira era de jornalistas que pretendiam conversar com as cinco famílias que ainda resistem na área da antiga Fazenda Santa Fé, do empresário e prefeito de Jaú, Ivan Cassaro. “Infelizmente não pode entrar. Só quem tem o nome nessa relação aqui”, explica o rapaz, após falar ao celular com pessoas dentro da propriedade e se apresentar como Ivan, dizer que podiam filmar (até aquele local) e estender a mão para cumprimentar o condutor do carro.

Filho do prefeito, Ivanzinho, como é conhecido, recepciona equipe de reportagem: “Infelizmente não pode entrar” (FOTO: Reprodução/Jornal Dois)

O vídeo com essa abordagem foi repassado ao HORAH pela coordenação do assentamento, atribuído à equipe do Jornal Dois de Bauru. Ivan, no caso, foi identificado como filho do prefeito de Jaú, que nos dois últimos dias também foi visto na propriedade e no cartório de Gália. “Eles estão aí com mais ou menos 20, 21 pessoas e vários carros e caminhonetes. Na verdade, estão asfixiando os acessos ao assentamento: as famílias que resistem lá dentro podem transitar, mas ninguém de fora pode entrar”, comentou Márcio Santos, que também é da coordenação do Movimento Sem Terra (MST).

Como HORAH já noticiou, 18 famílias estavam assentadas pelo INCRA na fazenda, considerada improdutiva e por isso desapropriada há 9 anos. Ivan recorreu e recentemente ganhou o direito à posse da área; porém, o MST alega que as famílias possuem liminar impedindo o despejo em Ação de Terceiros Interessados que movem na Justiça. O conflito de posições resultou na remoção de metade das famílias na 3ª feira (14) e de mais 4, ontem, levadas para outro assentamento. A região tem 77 famílias assentadas, no total. O MST acusa o prefeito de tráfico de influência política para despejar as famílias às vésperas do Natal.

Ivanzinho em primeiro plano e os seguranças que controlam tudo na fazenda (FOTO: Reprodução)
Um acampamento foi improvisado no local (FOTO: Reprodução)
Seguranças já estavam posicionados quando o INCRA chegou para remover as primeiras famílias, 3.a feira (FOTO: Reprodução/Arquivo pessoal)

Várias lideranças políticas estão se manifestando, entre elas a vereadora Estela Almagro, de Bauru, que escreveu: “As famílias (…) estão novamente sob ameaça do prefeito de Jaú Ivan Cassaro, que desrespeita decisões judiciais proibindo despejo e reintegração de área ocupada (durante a pandemia)”. Ela cita decisão recente do STF, válida até 31 de março do ano que vem, e a liminar que as famílias conseguiram para ficar na fazenda até julgamento final do caso. Uma equipe de advogados trabalha para derrubar os interdito-proibitórios conseguidos por Ivan, voltando a liberar o acesso à propriedade. HORAH acompanha o caso.

HORAH – A verdade dos fatos