A pedido do prefeito Daniel Alonso, a Secretaria da Cultura reuniu artistas de rua para discutir nova lei que garanta “a liberdade de expressão e a ocupação legal do espaço público e praças”, destaca nota da assessoria de imprensa. Ela também deve conter “regras mais claras para que essas atividades não afetem o fluxo de pessoas e veículos nem a integridade dos bens públicos”.
O secretário André Gomes disse que “foi importante o diálogo com os artistas” porque chegou a um consenso para a “preservação e fortalecimento das artes circenses e valorização desses artistas”. Agora o assunto será discutido também com os vereadores para, finalmente, modificar a lei atual que proíbe artistas de rua nos cruzamentos e praças centrais.
Outro ponto importante da reunião foi a criação do Cadastro Municipal de Artistas de Rua, na Cultura. Para todas as mudanças, os artistas se comprometeram a apresentar um projeto com propostas de trabalho. Também se discutiu uma campanha para esclarecer a população sobre o trabalho desses artistas na cidade.
(FOTO: PMM/Divulgação – André Gomes com artistas de rua: garantia do direito de expressão e valorização da categoria em nova lei municipal)
HORAH
Você por dentro de tudo