FIM DAS RESTRIÇÕES EM SP: VEJA COMO FICA O FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO EM MARÍLIA

Segundo o IBGE, Marília é a 2.a maior cidade em população no estado (Foto: Divulgação)

A prefeitura de Marília informou que vai seguir as novas medidas anunciadas pelo governo estadual em relação ao fim das restrições de horários e público. As novas orientações entrou em vigor nesta terça-feira (17).

A liberação foi autorizada pela gestão João Doria (PSDB) antes que a maioria da população estivesse imunizada com as duas doses da vacina contra a Covid-19 e com indicadores da pandemia ainda fora de controle. Além disso, há a preocupação com o avanço da variante delta do coronavírus no país.

A partir desta terça-feira (17), estabelecimentos comerciais e serviços de todos os setores econômicos não terão mais limite de horário e nem de capacidade de ocupação de público. Há apenas a recomendação para que aglomerações sejam evitadas e o uso da máscara continua obrigatório.

Também serão liberados os eventos sociais, culturais e as feiras corporativas com controle de público. Continuam proibidos apenas shows com público em pé, pistas de dança e torcida em estádios de futebol, que devem ser autorizados em 1º de novembro.

Em nota, a Prefeitura de Marília informou que o município seguirá as normas do Plano São Paulo e, como até o momento vem agindo assim, não há motivo para publicação de novo decreto municipal.

Na nota, a prefeitura admite uma “certa apreensão” com o aparecimento de caso da variante delta do coronavírus na cidade, e que, por isso, pede “obediência à risca das normas sanitárias preventivas”, como distanciamento social, uso de máscara de proteção facial adequadamente, etiqueta respiratória, uso do álcool em gel 70%, lavagem periódica das mãos e manter ambiente arejado e ventilado naturalmente.

A prefeitura também faz uma apelo para que a população se esforce para completar seu esquema vacinal e não faltar na data agendada para a segunda dose. O texto diz ainda que será mantida com rigor a fiscalização na cidade pelas equipes da Vigilância Sanitária, Fiscalização de Posturas e Polícia Militar.

 

O que volta a funcionar sem restrição de horário?

Restaurantes, bares, cafés e lanchonetes;

Lojas, shoppings, galerias e outros comércios não essenciais;

Salões de beleza, barbearias e clínicas de estética;

Museus, cinemas, teatros e shows com público sentado;

Academias de ginástica, clubes e centros esportivos.

Serviços essenciais como supermercados, postos de gasolina, bancos e farmácias já estavam autorizados a operar em qualquer horário.

O que continua proibido?

Shows com público em pé;

Pistas de dança;

Torcida em estádios.

HORAH – Você sabe das coisas