FINANÇAS MUNICIPAIS PREOCUPAM NOVA ADMINISTRAÇÃO

Ivan ao discursar na Câmara, depois da posse como prefeito: preocupação com as finanças da Prefeitura (FOTO: Reprodução)

JOÃO BRANDÃO É ELEITO PRESIDENTE DA CÂMARA DE JAÚ COM 13 DOS 17 VOTOS

Preocupado com a saúde financeira da Prefeitura de Jaú, Ivan Cassaro (PSD) tomou posse sabendo das dificuldades que terá de enfrentar no exercício do mandato, especialmente neste primeiro ano. Na 5ª feira (31) ele recebeu simbolicamente a chave da cidade das mãos do ex-prefeito Rafael Agostini (PSB) e, neste 1º dia de 2021, fez o juramento constitucional e subiu a rampa da Prefeitura em direção ao Gabinete.

Após eleger sete dos 17 vereadores da nova Câmara, Ivan e o vice Tuco Bauab (PL) conseguiram apoio de mais seis e selaram a base do governo com 13 votos. Dessa maneira elegeram João Brandão (Patriota) para a presidência da Casa. A Mesa Diretora ainda conta com o 1º secretário Paulo Gambarini (PSD) e o 2º, Rodrigo da ONG (PP); o 1º vice-presidente é Marcos Brasil (PSL). Mateus Turini (PDT) disputou com Brandão e obteve 4 votos — o dele mesmo, de Tito Coló (PSDB e candidato a vice-presidente), Luizinho Andreto (Republicanos, candidato a 1.o secretário da Casa) e Borgo (PDT, 2.o secretário).

A nova Mesa Diretora da Câmara, com a presidência de João Brandão (centro), 1.a secretaria de Paulo Gambarini (esq.) e, 2.a secretaria, de Rodrigo da ONG (FOTO: Reprodução TV Câmara)
O vice-prefeito Tuco falou dos ideais do avô, ex-prefeito Waldemar Bauab: emoção (FOTO: Reprodução TV Câmara)

O VICE – Os primeiros empossados foram os 17 vereadores. A sessão foi presidida pelo mais votado entre eles, Fábio Souza (PSDB), que somou 1.576 sufrágios. Ao discursar, o vice-prefeito Tuco Bauab citou o avô, ex-prefeito Waldemar Bauab, como maior inspiração para o projeto político dele: “Os ideais do meu avô estiveram e estão sempre comigo” – resumiu. Tuco não ocupará cargo no governo, mas terá a função de assessorar secretários e fazer a ponte política deles e dos vereadores com a Administração.

ORÇAMENTO – Com R$ 427,7 milhões de orçamento para 2021, segundo proposta elaborada pelo ex-prefeito Rafael, a nova Administração de Jaú terá dificuldades para equacionar os muitos problemas herdados. Estima-se que entre folha salarial, investimentos constitucionais, como na Saúde e Educação, e pagamento de precatórios e outros impostos judicialmente, cerca de 90% da receita estejam comprometidos. Há secretarias em que o orçamento deste ano é muito inferior ao do ano passado, já considerado insuficiente.

Chave da cidade entregue simbolicamente por Rafael (direita) ao novo prefeito Ivan na 5.a feira (FOTO: Reprodução)

HORAH – Você bem informado