Firmado convênio para Marília implantar o aplicativo CLIC no combate à dengue

Vinicius e Paloma no evento onde foi firmado convênio para implantação do CLIC em Marília (FOTO: Divulgação)

Prefeito Vinicius Camarinha e secretária da Saúde Paloma Libanio participaram de audiência na secretaria da Saúde em SP, onde assinaram termo de compromisso para implantar em Marília o aplicativo CLIC para combate à dengue. Desenvolvido pelo THP – The Human Project, esta será mais uma ferramenta para o enfrentamento da doença que já levou o Estado a decretar estado de emergência neste ano e que ameaça a maioria dos municípios.

E evento contou com presença da secretária estadual da Saúde em exercício, Priscilla Perdicaris, e da coordenadora do CCD – Coordenadoria de Controle de Doenças, Regiane de Paula. O aplicativo CLIC ainda é um projeto piloto, mas que foi muito elogiado pelo prefeito de Marília. “Estamos felizes pela confiança do governo do estado. Apenas cinco municípios foram escolhidos, e Marília está entre eles. É a nossa cidade sendo protagonista mais uma vez em todo o Estado, recuperando a credibilidade e avançando no combate à dengue”, disse.

Secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio falou que o aplicativo CLIC vai envolver a comunidade no monitoramento e combate ao mosquito transmissor da dengue e outras doenças. Não foi explicado exatamente como o CLIC vai funcionar, mas o THP é uma organização civil sem fins lucrativos que desenvolve tecnologias sociais que combatem a pobreza e promovem o desenvolvimento humano em comunidades vulneráveis.

Em 2010, se estabeleceu no Sergipe, em município carente, e desde então vem construindo e aperfeiçoando seu modelo, implementando 18 tecnologias sociais que beneficiam 62 municípios em 12 estados brasileiros. Em linhas gerais, o aplicativo CLIC – Caçadores de Lugares Infectados por Criaturas engaja estudantes e a sociedade na identificação e monitoramento de possíveis focos do mosquito, fazendo uso de novas tecnologias. Ele conta com layout atrativo e funcional inclusive para crianças e adolescentes.

HORAH – Informação é tudo