
Outra vez flagrados amontoados aos milhares a céu aberto no Ceprom, sede de três secretarias municipais de Jaú, pneus velhos serão finalmente removidos na próxima 6.a feira 14. Indicada pela própria associação dos fabricantes e importadores de pneus, responsável legal pela destinação final do produto, a empresa Policarpo enviará uma carreta para recolher tudo e fazer o encaminhamento adequado.
A informação foi obtida extraoficialmente junto a fontes da Prefeitura de Jaú depois que imagens com drone feitas pelo ex-vereador Luizinho Andretto (Tem Coisas) revelarem o acúmulo exagerado de pneus a céu aberto no Ceprom, que, em caso de chuva, pode acumular água e virar criadouros em potencial do mosquito transmissor da dengue. O caso é grave, demonstra falta de gestão da Secretaria do Meio Ambiente que não tomou providências antes, e pode se transformar em questão de saúde pública.

Apesar disso, a Prefeitura pode se valer da lei federal 12.305/2010, que criou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, para denunciar as fabricantes e importadoras de pneus ao Ministério Público (MP). Afinal, cabe a elas a destinação final dos pneus usados e descartados. Ocorre que Jaú aceitou no passado ser uma espécie de ecoponto desses produtos e, com isso, dividiu essa responsabilidade com os fabricantes de pneus.
Esse mesmo problema foi flagrado durante o primeiro mandato do prefeito Ivan Cassaro, na ocasião pelos ex-vereadores Luiz Henrique Chupeta e Luizinho. Após a denúncia, levada inclusive à Câmara Municipal, a Secretaria do Meio Ambiente logo providenciou uma carreta que veio recolher os pneus para a destinação correta. Pois o problema se repete agora, expondo a falta de gestão da secretaria.
Ao HORAH, foi informado que para evitar problemas maiores de saúde pública, os depósitos de pneus passam por vistorias periódicas da equipe de Zoonones do município para aplicação de inseticida. Contudo, não são poucas as queixas dos moradores de bairros vizinhos ao Ceprom de que há na região grande infestação de mosquitos da dengue, atribuindo-os justamente aos pneus acumulados no local.
HORAH – Informação é tudo