Flexibilização – DORIA REBAIXA REGIÃO PARA FASE ‘VERMELHA’; DANIEL DEVE USAR LIMINAR

Governador Doria anunciou retomada do Paulistão da série A1 (FOTO: Reprodução)

Atualização semanal do Plano SP de retomada econômica apresentada pelo governador João Doria nesta 6ª feira (19), rebaixou cinco regiões do Estado para a fase ‘vermelha’, dentre elas as de Presidente Prudente, Ribeirão Preto e Marília. Mais restritiva, esta é a ‘Fase 1’ da flexibilização, que impede o funcionamento total de comércios e serviços não essenciais até a próxima revisão, daqui a uma semana.

Cada região corresponde a um Departamento Regional de Saúde (DRS) e é representada por vários municípios. Doria justificou dizendo que tomará “medidas mais duras” toda vez que o Comitê de Saúde assim recomendar. Ele garantiu que “nenhuma decisão é tomada por impulso político, vontade do governador ou pressão empresarial, econômica ou política”. Esta foi a terceira atualização do Plano SP na pandemia do coronavírus.

MARÍLIA – O prefeito Daniel Alonso divulgou no Facebook que “é hora de manter a calma”, apesar da ansiedade provocada por esse momento. “A decisão do governador em rebaixar a região de Marília não provoca nenhuma mudança imediata. Além disso, lembro a todos que a cidade está protegida por uma liminar que nos permite fazer classificação fora da região definida pelo Governo”, lembrou, referindo-se à decisão do Tribunal de Justiça (TJ) em Mandado de Segurança interposto pelo Município e que obteve liminar favorável, recentemente, e ainda não usado.

Daniel deve se pronunciar no final da tarde de hoje, anunciando medidas que serão tomadas pela Prefeitura. “Para isso, são vários cálculos, contas e critérios técnicos” que serão avaliados, explicou o prefeito, que quer evitar “boataria, fake news e, principalmente, jogo político barato” nas redes sociais. “Temos um compromisso permanente com o equilíbrio: salvar vidas e salvar empregos e dignidade”, finalizou.

HORAH – Você bem informado