Flexibilização – ESTADO MANTÉM MARÍLIA NA FASE 2; BAURU E JAÚ CAEM PARA O MESMO PATAMAR

Na comparação dos mapas é possível verificar as regiões que regrediram na classificação, entre elas de Prudente e Bauru, onde está Jaú (FOTO: Reprodução HoraH)

Em todas essas cidades, restaurantes, bares, salões e academias devem permanecer fechados até dia 28; comércio segue aberto

O governador João Doria prorrogou a quarentena do coronavírus por mais 13 dias, a partir da próxima 2ª feira (15), e regrediu de fase a maioria das regiões do Estado, o que significa mais restrições. A região de Marília, classificada inicialmente na Fase 2 do Plano SP, permaneceu nela; a de Presidente Prudente, que estava na Fase 3, regrediu para a pior, que é a Fase 1 (vermelha), onde tudo deve fechar; a de Bauru, que inclui Jaú, estava na Fase 3 e foi reclassificada para a Fase 2.

Nesta fase, de cor laranja, podem funcionar, sob restrições e controle de horários e frequência, o comércio, shoppings, agências de veículos, imobiliárias, escritórios. A Fase 3 (amarela) permitia também a abertura de restaurantes, bares, lanchonetes e similares, salões de beleza e estética, barbearias e academias. A reclassificação para pior atingiu principalmente o Interior, onde houve avanço dos números da Covid-19 – apesar da boa capacidade hospitalar, cresceram os casos confirmados da doença e óbitos.

OPOSTOS – Apesar de estar classificada na Fase 2 desde o início, Marília editou decreto permitindo que restaurantes, bares e demais estabelecimentos voltassem a funcionar, até ser proibida judicialmente por liminar obtida pelo Estado. O prefeito Daniel Alonso e entidades das classes produtivas recorreram e aguardam julgamento. No caso de Jaú foi o contrário: beneficiada com a Fase 3, o prefeito Rafael Agostini não aproveitou a permissão estadual para funcionar restaurantes e similares, que continuaram fechados e, agora, serão obrigados a permanecer nessa condição até dia 28.

HORAH – Você bem informado