Um incêndio de grandes proporções mobilizou o Corpo de Bombeiros na noite desta quarta-feira (4) em Jaú. A população registrou as chamas através de vídeos que foram compartilhados nas redes sociais.
O fogo se agravou em decorrência da forte ventania e se alastrou pela vegetação próximo da avenida Isaltino do Amaral Carvalho
O comandante do Corpo de Bombeiros, Dante Dias Vivan, informou que foram duas horas de trabalho da corporação até a extinção das chamas.
“Foi um principio de incêndio em vegetação. O local tinha alguns animais e também tratava-se de uma Área de Preservação Ambiental (APA). As chamas avançaram rapidamente e consumiram bastante a área de pastagem. Quando o bombeiro foi acionado deslocamos dois caminhões e uma unidade de resgate para o local”, explicou.
Conforme o Corpo de Bombeiros, uma antena de transmissão foi destruída com o fogo, prejudicando rádios locais que utilizam o sinal do equipamento. Também houve danos em uma casa e grande parte da vegetação acabou danificada.
“O local era de difícil acesso. O terreno é bastante acidentado, mas um dos caminhões tem a suspensão um pouco mais alta e conseguiu avançar bastante, chegando bem próximo do local que iriamos estender a linha de mangueira. E isso ajudou muito a controlar as chamas”, explicou.
Em entrevista ao HORA H, o tenente foi questionado sobre o que teria ocasionado o incêndio. “Temos uma estatística que quase a totalidade de incêndio em vegetação é de ação humana”, disse.
A Perícia da Polícia Civil esteve no local apurando as causas do fogo. Como houve prejuízos materiais, o caso deve ser registrado na Central de Polícia Judiciária (CPJ).
Horah – Você bem informado