Fora – CONDENADO, OSWALDO PERDE DIREITOS POLÍTICOS POR 8 ANOS

Oswaldo teve as contas de 2012 rejeitadas e, agora, perde os direitos políticos após condenação judicial: fora das eleições (FOTO: Divulgação)

Os direitos políticos do ex-prefeito e médico Oswaldo Franceschi Jr, de Jaú, foram suspensos por 8 anos, em condenação de 1ª instância. Ele também está condenado a pagar multa civil de R$ 600 mil. Segundo Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público, em 2012, quando prefeito, Oswaldo praticou irregularidades administrativas que levaram o Município a um déficit orçamentário superior a R$ 11 milhões. Com a condenação, ao menos por enquanto, Oswaldo está fora das eleições municipais de 2020.

TCE – Por se tratar de sentença de 1ª instância, cabe recurso. Oswaldo foi denunciado pelo Promotor de Justiça Rogério Rocco Magalhães, com base em parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que levou à rejeição das contas do ex-prefeito em 2012. Segundo a sentença, naquele ano Oswaldo fez despesas que a Prefeitura não tinha como honrar no restante do mandato, prática proibida pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Pior: ele não deu ouvidos aos muitos alertas do TCE. A sentença é do juiz Pedro de Pretto, do Fórum de Jaú.

HORAH – Você bem informado