FORD VAI FECHAR FÁBRICAS E DEIXAR O BRASIL; mais de 5 mil devem perder os empregos

EcoSport, da fábrica de Camaçari, BA, que será desativada (FOTO: AutoEsporte/Reprodução)

A montadora de veículos norteamericana Ford vai fechar fábricas e deixar de produzir no Brasil. O anúncio foi feito nesta 2ª feira (11). Estima-se que ao menos 5 mil trabalhadores devem ficar desempregados com a decisão. Contudo, as fábricas instaladas na Argentina e no Uruguai vão continuar operando normalmente.

Deixarão de ser produzidos no País os modelos Ka, EcoSport e Troller T4 montados nas fábricas de Camaçari (BA), Taubaté (SP) e Horizonte (CE). As operações de vendas, peças de reposição, serviços e garantia não serão afetadas. Do final da produção em diante, os veículos oferecidos no Brasil serão importados.

A Ford está no País há 100 anos e deu os primeiros sinais de que deixaria de produzir aqui em fevereiro de 2019, quando negociou a fábrica de São Bernardo, no ABC paulista. A confirmação veio hoje: as montadoras da BA e de SP fecham imediatamente e, do CE, até o final do 4º trimestre de 2021.

Segundo nota da Ford, a culpa está na queda dos negócios, “(…) à medida em que a pandemia de Covid-19 amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas”. Apesar disso, o Brasil continuará recebendo os lançamentos programados da Ford, como a nova Ranger, o Mustang Mach 1, a Transit e o SUV Bronco.

HORAH – Você bem informado