Fraude a licitações: ex-prefeito de Bariri é detido pelo Gaeco

Policiais e promotores do Gaeco na casa de um dos investigados, para cumprimento de mandado de busca e apreensão (FOTO: Reprodução)

A 3a fase da Operação Prenunciado foi realizada na manhã desta 4a feira 18 nas cidades de Bariri e Itaju, ambas na região de Jaú, e em Limeira, ainda resultado das investigações sobre fraudes a licitações da limpeza pública. Segundo o Gaeco – Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, foram cumpridos agora cinco mandados de buscas e apreensão e um de prisão temporária. O trabalho contou com apoio da PM.

Ex-prefeito foi conduzido à delegacia de polícia para prestar esclarecimentos (FOTO: Pedro Casare/Reprodução)

Um dos alvos da operação foi a residência do ex-prefeito de Bariri, Abelardinho Simões (MDB), cassado em 15/11 do ano passado após o Gaeco deflagrar a Operação Prenunciado, promover buscas e apreensões na Prefeitura e prender envolvidos em esquema de fraude a licitações, que apontou também para cobrança e pagamento de propina a agentes públicos, ameaças e coação de pessoas, entre outros crimes.

Por meio de nota divulgada no site oficial do Ministério Público (MP) de SP hoje, consta a informação de que “houve uma prisão em flagrante”. Teria sido justamente de Abelardinho, já que encontraram munições de grosso calibre na residência dele. “As investigações prosseguem”, conclui a nota, sem mais detalhes.

A imprensa local informou, porém, que Abelardinho foi “detido e conduzido à delegacia de polícia de Bariri”. Segundo o advogado de defesa do ex-prefeito, André Racy, Abelardinho apenas prestou esclarecimentos sobre a caixa de munição que seria do falecido pai dele, que foi delegado de polícia, e liberado em seguida.

HORAH – Informação é tudo