Fraudes no Auxílio Emergencial: PF cumpre mandado na cidade

Cartões de várias instituições bancárias apreendidos pela PF (FOTO: PF/Divulgação)

Agentes da Polícia Federal cumpriram mandado de busca e apreensão da Operação Apateones (‘fraudadores’, em grego) em Marília nesta 3.a feira (7). O endereço e a identidade do investigado não foram divulgados. Foram apreendidos um celular, anotações de contas bancárias e cartões de crédito de várias instituições, supostamente usados para fraudar o Auxílio Emergencial. O envolvido em Marília está entre 37 investigados pela PF desde agosto de 2020.

Endereço e identidade do envolvido de Marília não foram divulgados (FOTO: PF)

Segundo a PF, a Justiça Federal de Campinas expediu 47 mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva cumpridos hoje por 200 agentes em 12 estados e no Distrito Federal. Todos são investigados por furto mediante fraude, estelionato e organização criminosa, cujas penas somadas passam de 22 anos de prisão. As ações de hoje foram simultâneas.

As investigações da Operação Apateones começaram em 2020, com base em 91 benefícios do Auxílio Emergencial que haviam sido fraudados, totalizando prejuízo aos cofres públicos de cerca de R$ 55 mil. Os valores teriam sido desviados para duas contas bancárias em instituições financeiras de Indaiatuba-SP. Mas bastou aprofundar nas investigações para a PF descobrir milhares de outras fraudes.

HORAH – Informação é tudo