Furou – UNIVESP CANCELA VESTIBULAR DE INÍCIO DE ANO POR FALTA DE ESTRUTURA E PLANEJAMENTO

Pela 1ª vez em 5 anos, a Universidade Virtual do Estado de SP (Univesp) cancelou o vestibular realizado regularmente no mês de janeiro. Motivo: irregularidades na estrutura da instituição e falta de planejamento que impossibilitavam o acesso de novos alunos. O vestibular acabou adiado para o meio do ano, ainda sem data definida.

A Univesp é instituição de ensino superior pública mantida pelo Estado. Porém, dos 239 polos fixos da universidade com atividades presenciais exigidas para a conclusão de cursos, 110 não tinham nenhuma sala de aula. Isso significa 46% do total. Apesar de a Univesp permitir curso de graduação à distância, são oferecidas aulas complementares pela internet, TV digital e atividades presenciais.

A avaliação foi feita pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado entre 21 de maio e 13 de dezembro do ano passado. Foram analisados 239 polos de um total de 330 instalados em 287 municípios paulistas. Os 91 polos que não fizeram parte do levantamento foram criados na gestão de Márcio França, no 2º semestre de 2018, quando a promessa era de expandir o número de vagas. Já o governo atual, de João Doria, se queixa da falta de planejamento para concretizar essa expansão.

  • Alunos da Univesp de Mauá, SP, divulgaram foto nas redes sociais em que aparecem ‘espremidos’ durante prova: sem estrutura (FOTO: Reprodução Redes Sociais)

(c/ informações G1)

HORAH – Você sabe das coisas