Golpe da cobrança volta a preocupar comerciantes na região

Marineves, vice-presidente da Associação Comercial de Pompeia (FOTO: Divulgação)

Comerciantes e empresários de Pompeia, região de Marília, voltam a se preocupar com o chamado ‘golpe da cobrança’. Eles recebem correspondências com cobranças de falsas dívidas em caráter de ‘notificação extrajudicial’. Porém, quem paga, perde o dinheiro e não consegue mais rever o valor. A orientação da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Pompeia é para não pagar.

“Quem pagar vai perder o dinheiro, porque não tem como recuperar”, alerta o presidente da entidade, Rinaldo José Traskini. “A cobrança impressiona bastante, mas é tudo falso: nome do credor, endereço e tudo o mais. A única coisa que não é falsa é a conta bancária”, explica o dirigente, em nota distribuída pela assessoria de imprensa.

As principais vítimas são empresas do regime de Microempreendedor Individual (MEI) de Pompeia. As cobranças chegam com o brasão da República, cor, marca d’água e outros apelos que enganam o empresário. “A ideia do golpista é impressionar, e o empresário desinformado acaba efetuando o pagamento com medo de ficar inadimplente com o Fisco”, observa Marineves da Silva Souza, vice-presidente da ACE.

As cobranças também chegam com instrução de pagamento via PIX, com QR Code a mostra. “Quem não tem a contabilidade em ordem e não sabendo o que está pagando, cai no golpe com facilidade”, admite Marineves. Alguns comerciantes e empresários chegam a acreditar que estão pagando “algo relacionado com a nossa associação comercial”. Ela lembra que esse é um golpe antigo, mas reinventado sempre com alguma novidade, o que exige atenção para não ficar no prejuízo.

HORAH – Informação é tudo