GOVERNO ANUNCIA USINA DE OXIGÊNIO NO INTERIOR PARA ABASTECER O ESTADO

GOVERNADOR REUNIU EMPRESAS FORNECEDORES DE OXIGÊNIO PARA DISCUTIR ALTERNATIVAS NESTA 2.a FEIRA (Foto: Reprodução/Estadão Conteúdo)

O governo do estado anunciou no início da tarde desta 2.a feira (22) que a fabricante de bebidas Ambev vai montar usina de oxigênio em Ribeirão Preto com finalidade de abastecer as necessidades de SP. Com isso, o governador João Doria afastou o risco de desbastecimento de oxigênio nas unidades de saúde paulistas.

A usina deve ficar pronta em 10 dias, com capacidade para envasar 125 cilindros por dia. Hospitais públicos do estado, municipais, entidades filantrópicas e particulares vão ser abastecidas. Segundo o vice-governador Rodrigo Garcia, a mobilização da iniciativa privada é para ampliar a produção e não deixar faltar oxigênio no estado.

A demanda pelo produto aumentou mais de 40% nas últimas semanas, deixando ao menos 54 municípios paulistas com estoque crítico — ou seja, com risco de faltar a qualquer momento. “Isso era algo que, em quatro semanas, jamais imaginávamos”, pontuou o secretário da Saúde Jean Gorinchteyn. Hoje, SP tem 29 mil pacientes internados com Covid-19, sendo 12 mil em UTIs.

HORAH – Você sabe das coisas