GOVERNO APLICA VACINAS VENCIDAS DA ASTRAZENECA; VEJA SE É O SEU CASO – Jaú, Marília e Bauru emitem nota

Pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas na população. (Foto: REUTERS/Sergio Perez)

Dados do Ministério da Saúde mostram que pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas na população, em diversos postos de saúde espalhados pelo País, comprometendo a proteção contra a covid-19. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

É importante destacar que as vacinas aplicadas não possuem a eficácia que determina a Anvisa e órgãos de saúde, comprometendo a proteção contra a covid-19.

Para saber se você recebeu a imunização vencida, confira se o lote da dose da AstraZeneca que aparece em sua carteira de vacinação é um dos listados abaixo:

Lote: 4120Z001 – vencida em 29 de março

Lote: 4120Z004 – vencida em 13 de abril

Lote: 4120Z005 – vencida em 14 de abril

Lote: CTMAV501 – vencida em 30 de abril

Lote: CTMAV505 – vencida em 31 de maio

Lote: CTMAV506 – vencida em 31 de maio

Lote: CTMAV520 – vencida em 31 de maio

Lote: 4120Z025 – vencida em 4 de junho

Veja a manifestação da Prefeitura de Jaú:

NOTA – VALIDADE DE VACINAS

A Prefeitura do Município de Jahu, por meio da Secretaria de Saúde, esclarece que de fato fez uso de doses da vacina Oxford/AstraZeneca pertencentes ao lote 4120Z001, mas que ele foi utilizado em sua totalidade em 03 de março, portanto, dentro da validade do imunizante. A Prefeitura está apurando se houve algum erro no lançamento das doses no sistema e fará as correções necessárias.

NOTA: Marília não aplicou vacinas vencidas

A Prefeitura de Marília esclarece que nenhum mariliense recebeu doses de vacinas contra a Covid 19 vencidas em Marília.

Conforme apurado pelo Núcleo de Informações da Saúde Municipal, como em outros casos desde o início da vacinação, houveram erros de digitação de datas e migração entre sistemas do Governo Estadual para o Governo Federal o que dá entender que as mesmas estariam vencidas, mas não estão.

A Secretaria de Saúde tranquiliza e esclarece que todas as doses que são administradas em Marília passam por uma revisão rigorosa de validade para depois serem aplicadas nos pacientes.

Diretoria de Divulgação e Comunicação- Prefeitura de Marília

Nota da Prefeitura de Bauru:

“ Sobre a matéria publicada pela Folha de São Paulo e UOL nesta sexta-feira (2), sobre a possível aplicação de doses vencidas da vacina AstraZeneca/Oxford em diversos municípios do País, a Prefeitura de Bauru informa que não foi oficialmente notificada pelo Estado ou Ministério da Saúde a respeito da situação.
A Secretaria de Saúde vai verificar se ocorreu algum problema no lançamento dessas doses no sistema, ou na aplicação em Bauru. Caso confirmado alguma aplicação de vacina fora do prazo de validade, o Estado e o Ministério da Saúde serão informados.

HORAH – Informação é tudo