O Diário Oficial da União desta 2ª feira (5) publica a nomeação do deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM/RS) como ministro extraordinário do governo de transição do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). A nomeação está assinada pelo presidente Michel Temer e pelo ministro Eliseu Padilha. Onyx já foi anunciado por Bolsonaro como futuro chefe da Casa Civil a partir de janeiro de 2019.
Bolsonaro poderá indicar até 50 pessoas para cargos temporários na equipe de transição e Onyx é um deles. O deputado foi um dos principais articuladores da candidatura de Bolsonaro à presidência, coordenou a campanha e desde a vitória nas urnas, dia 28/10, comanda o processo de transição do novo governo.
COMO SERÁ – A equipe de transição de Bolsonaro vai despachar na sede do Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília, a partir de hoje. Ela ocupará 22 gabinetes, sala de reuniões e auditório. Bolsonaro já confirmou que estará na Capital Federal amanhã (6) e, na 4ª feira, se encontrará com Temer.
Os ministérios do atual governo já alimentaram um sistema eletrônico com informações gerais e sigilosas do País à nova equipe, que passa a ter acesso às contas, programas e projetos do Governo Federal. A equipe de transição de Bolsonaro também receberá celulares para acessar o sistema ‘governa’, onde fica o coração do governo. O presidente eleito garantiu em publicação no Twitter que “números e informações serão passados aos brasileiros”.
(FOTO: Fernando Frazão/Ag. Brasil – Onyx foi nomeado nesta 2.a feira pelo presidente Temer para comandar a transição para o governo Bolsonaro)
HORAH
Você sabe tudo