GOVERNO DE SP RECOMENDA MEDIDAS PARA CONTER PANDEMIA; veja mais

Comércio e serviços sem restrições, segundo Doria (FOTO: Estadão Conteúdo/Reprodução)

Em entrevista coletiva no início da tarde desta 4.a feira (12), o governador João Doria recomendou às prefeituras que limitem a 70% a presença de público em eventos esportivos, culturais e artísticos, como medida para conter o novo avanço da pandemia. Ele também sugeriu que nesses locais o acesso seja liberado somente a pessoas vacinadas, que apresentem comprovante de imunização completa.

Ampliar ainda mais esse percentual ficará a critério de cada gestor municipal. “Isso fica a critério dos municípios, dependendo da situação epidemiológica dos municípios”, frisou João Gabbardo, médico e membro do Comitê de Saúde do governo. Para estádios de futebol, por exemplo, a obrigatoriedade entrará em vigor dia 23, no início do Campeonato Paulista. Doria também prorrogou a obrigatoriedade do uso de máscaras em todo o estado até 31 de março.

Depois de meses em queda, a pandemia voltou a apresentar um salto nos números. Até hoje, são 3.413 pacientes internados em enfermarias de hospitais paulistas, contra 1.712 em 29/12; nas UTIs, o aumento foi de 58%, saltando de 1.096 pacientes para 1.727. Por enquanto, Doria descartou qualquer possibilidade de ampliar restrições para comércio e serviços, que vão continuar funcionando. Em todos os casos, as medidas devem ser implementadas pelas prefeituras, que também ficam responsáveis pela fiscalização.

HORAH – Informação é tudo