De olho nas eleições do ano que vem, o governador Doria começou audiências públicas de criação do que batizou de Aglomerados Urbanos. Nesta 5ª feira (24) foi em Marília e outras estão previstas para Presidente Prudente, Bauru e o que o estado chama de região Central; outras já foram feitas em Rio Preto, Piracicaba, Tupi Paulista (região Nova Alta Paulista) e Araçatuba.
De acordo com o secretário estadual Marco Vinholi, do Desenvolvimento Regional, há encontros que também devem ocorrer nas regiões Mogiana, Bragantina, de Presidente Venceslau, Assis, Itapeva, Avaré, Botucatu, Catanduva, Araraquara, Lins, Ourinhos, Penápolis e Jaú.
O objetivo dos Aglomerados Urbanos é instituir uma nova regionalização estadual que contará com ao menos 36 áreas. Elas estão divididas entre regiões metropolitanas, aglomerados urbanos e microrregiões. As audiências públicas cumprem uma etapa desse processo de criação, que ainda depende de pareceres de comissões técnicas da Assembleia Legislativa. A expectativa do governo é que até o final deste mês o texto siga para voto em plenário e, até o fim do ano, ao menos a região metropolitana esteja em operação.
HORAH – Informação é tudo