Greve de residentes no HC afeta atendimentos ambulatoriais; urgência/emergência seguem normais

Médicos residentes de especialidades entraram em greve nesta 6.a feira (FOTO: Reprodução)

Divulgada na semana passada, começou nesta 6.a feira 21 a greve dos médicos residentes de especialidades do Hospital das Clínicas de Marília, o HCFamema. Segundo os residentes, a paralisação não tem prazo para terminar. Eles pedem a contratação de mais anestesistas e o fim do rodízio das cirurgias eletivas, que, segundo alegam, está prejudicando o atendimento aos pacientes que já chegam ao hospital em situação de urgência, visto que estaria sendo realizada apenas uma cirurgia/mês.

Com a greve, os atendimentos nas enfermarias e ambulatórios do HC ficaram prejudicados e estão sendo feitos por médicos assistentes, apenas; já os serviços de urgência/emergência estariam com funcionamento normal. a assessoria de imprensa do HC enviou nota informando que “a priorização das atividades cirúrgicas” ocorre porque houve diminuição do número de anestesistas, mesmo com “mais de dez processos seletivos” feitos pelo hospital.

Nesta 6.a feira o secretário estadual da Saúde Eleuses Paiva cumpre agenda em Marília, onde deve dar mais detalhes sobre a construção do AME – Ambulatório Médico de Especialidades. Na ocasião, haverá evento no Teatro Municipal e, segundo informações do HCFamema, o próprio secretário vai se manifestar sobre a greve dos residentes.

HORAH – Informação é tudo