Greve – SINDICATO FALA EM ADESÃO DE 30% E HCFAMEMA DIZ QUE AGUARDA POSIÇÃO DO ESTADO

Trabalhadores fixaram faixas nos portões de entrada do HC Famema: negociação travada levou à greve (FOTO: Hélio Bissoli/Reprodução)

Sinsaúde, o sindicato dos trabalhadores na saúde, avalia que a adesão à greve no Hospital das Clínicas (HC Famema) em Marília chega a até 30% em alguns setores. Melhor avaliação, entretanto, deverá acontecer em assembleia marcada para 13h da 3ª feira (1), após fechamento de todos os turnos de serviço. “A tendência é que a greve cresça”, prevê Aristeu Carriel, do Sinsaúde.

Iniciada no 1º turno de serviço desta 2ª feira (30), a greve é uma contestação da categoria ao fato de a direção do HC Famema não ter apresentado contraproposta às reivindicações. Os funcionários pedem 15% de reajuste salarial. Em nota, a instituição informou que encaminhou a pauta à Secretaria de Estado da Saúde e aguarda retorno – e que a greve foi decidida antes disso.

“Vale ressaltar que no ano de 2018 foi concedido aos funcionários a reposição salarial de 3,5% (…) e a equiparação do vale alimentação ao benefício pago pelo Estado”, destaca a nota da direção do HC Famema. Por fim, que os trabalhadores que não entraram em greve “não estão medindo esforços para que os pacientes não sejam prejudicados”.

HORAH – Você sabe das coisas