HBU e Unimar levam ações de primeiros socorros a escola pública

Treinamento dos alunos na escola pública em Marília (FOTO: Divulgação)

Equipes da Universidade de Marília e do Hospital Beneficente Unimar (HBU) levaram ações de primeiros socorros aos alunos da EE Prof. Antônio Baptista, no Castelo Branco, Zona Norte. O trabalho foi desenvolvido por integrantes do projeto Crianças Salvam Corações, com exibição de vídeos e atividades práticas de salvamento de pessoas engasgadas, reconhecimento de parada cardíaca, massagens cardíacas e acionamento dos serviços de emergência.

“Foi a primeira escola pública em que realizamos o projeto por indicação de um dos nossos integrantes, o Thiago Cambaúva, ex-aluno da escola”, explicou o médico Uri Flato, diretor de qualidade do HBU. Segundo ele, a ideia é ensinar os jovens, geralmente as primeiras testemunhas de uma situação de emergência com familiares. O projeto já programou visitas a outras escolas públicas e particulares em Vera Cruz, Garça e Pompeia.

A intenção é disseminar os primeiros socorros para o maior número possível de crianças e adolescentes, que “depois desse treinamento passam a ser multiplicadores” dos procedimentos mostrados pelo projeto. Na escola de Marília, Cambaúva disse ter ficado “feliz por retornar, retribuindo o que recebi no período que estudei aqui”. A diretora da escola, Ana Cláudia Brandt enalteceu a importância do projeto: “Vai partir dos alunos a voluntariedade e a solidariedade humana, das quais estamos sedentos nos dias de hoje”.

Estudantes receberam noções de primeiros socorros (FOTO: Divulgação)

HORAH – Informação é tudo