HCFamema: a disputa política, a escolha do governador e os riscos à entidade

O que será do HC e das obras do novo Hospital da Criança e da Mulher, com a briga política pelo controle da instituição? (FOTO: Divulgação/HCFamema)

O CONTROLE DA INSTITUIÇÃO ENTRA NA MIRA DOS GRUPOS POLÍTICOS LIDERADOS PELOS DEPUTADOS MARILIENSES

Os novos mandatos dos deputados estaduais marilienses mal começaram e já colocaram na mira o controle da maior instituição de saúde da região, o HCFamema. Logo no primeiro discurso na Assembleia, a novata Dani Alonso (PL) falou de deficiências no atendimento à população no Hospital das Clínicas (HC), irregularidades no mandato da superintendente Paloma Libanio e cobrou lista tríplice para o governador Tarcísio de Freitas escolher novo responsável pela instituição.

Dra. Paloma, médica que dirige o HCFamema há seis anos (FOTO: Reprodução web)

Em sentido contrário, Vinicius Camarinha (PSDB), que assumiu o 5º mandato parlamentar, comentou a “fala desrespeitosa” da deputada, disse que “faltam conhecimento e respeito à história de uma unidade de saúde que vive uma das suas melhores fases” e defendeu a permanência de Paloma. Vinicius citou a entrega recente de dois novos aparelhos de endoscopia e outros de videolaparoscopia, a habilitação de seis novos leitos da UTI coronariana e aporte no custeio de R$ 11,5 milhão/ano, e a construção do novo Hospital da Criança e da Mulher, que será maior que o próprio HC – investimento de R$ 100 milhões.

Pressionado, o Conselho Deliberativo do HCFamema apresentou a lista tríplice nesta semana, com os nomes dos médicos Geraldo Stefanno, Ludwig Hafner e Tarcísio Machado. Paloma participou da reunião e apresentou parecer da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) atestando tanto a legalidade da permanência dela na superintendência do HC Famema, quanto irregularidades na composição do Conselho Deliberativo. Como os conselheiros não acataram o documento, posteriormente ela apresentou extenso recurso administrativo com documentação comprovando que ocupa a superintendência “em conformidade com a legislação”, o que foi encaminhado a todos os órgãos competentes e ao governador.

Obras do novo Hospital da Criança e da Mulher em andamento (FOTO: Divulgação/HCFamema)

A DISPUTA – Ao discursar na solenidade dos 94 anos de Marília esta semana, a deputada Dani Alonso comentou os fatos, reforçou críticas à administração de Paloma e falou que “agora, a escolha será do governador”. Ouvida pelo HORAH, a médica Paloma Libanio questionou: “Foi o governador que pediu a lista (tríplice)? Ele não pediu”. O deputado Vinicius manteve-se distante da polêmica, mas é sabido que angariou apoio entre parlamentares para “proteger o HC” das consequências dessa disputa política, esteve com o governador e, comedidamente, resumiu tudo com a seguinte frase: “Vamos à luta!”

Até onde o governador vai ter o interesse de entrar nessa disputa, correndo o risco de perder apoio (e votos) importantes na Assembleia? Se por um lado Dani Alonso mostra desenvoltura neste início de mandato, recentemente Vinicius foi escolhido líder da terceira maior bancada, que soma 12 deputados do PSDB e Cidadania. Uma situação indigesta que está sendo jogada no peito de Tarcísio, cujo único objetivo neste momento é crescer no gosto do eleitorado para pavimentar possível candidatura à presidência em 2026. Melhor esperar pra ver o desfecho dessa história e torcer para que todos os lados envolvidos tenham a sabedoria de preservar o paciente. Afinal, se é inegável que sempre são necessárias melhorias no HC, também não dá para negar os avanços conquistados pela atual gestão.

Dani Alonso, ao discursar na Assembleia: ataques à administração do HCFamema (FOTO: Facebook/Reprodução)
Vinicius trabalha para manter atual gestão e já teria falado inclusive com o governador Tarcísio (FOTO: Instagram/Reprodução)

HORAH – Informação é tudo