História – MANTENEDORA DA SANTA CASA, IRMANDADE DE MISERICÓRDIA FAZ 127 ANOS

Santa Casa é referência SUS para Jaú e região (FOTO: Divulgação)

Nesta 5ª feira (9), a Irmandade de Misericórdia do Jahu, mantenedora da Santa Casa, está completando 127 anos. A instituição foi fundada em 9 de julho de 1893. Na época, padre Antônio Pires Guerreiro coordenou encontro com lideranças da cidade para discutir a criação de um hospital em Jaú. A essa altura, o local já estava definido: um terreno destinado pela sra. Fabiana Pereira de Jesus, exatamente onde está hoje a Santa Casa, em frente à Praça do Parquinho.

Em 1893, a cidade já dispunha de banco, serviço telefônico e redes de água e esgoto. Apesar de rica e desenvolvida, sustentada pela pujante cultura cafeeira, faltava uma entidade que cuidasse da saúde dos jauenses.

Hoje a Irmandade de Misericórdia é composta por 144 irmãos que colaboram para a manutenção do hospital, referência para a cidade e 11 municípios vizinhos. O provedor atual é o empresário Alcides Bernardi Jr, que preside a Mesa Administrativa, composta ainda pelos vice-provedores Antonio Luiz Cremasco e Laércio Peroni; os secretários são Adilson Ortigoza, Adilson de Carvalho e Dr. Carlos Roberto Guermandi Filho; os tesoureiros, Adhemar Galvanini, Antonio Angelo Rossi e Dr. Ary José Bauer Júnior; o Conselho Fiscal tem como titulares Antenor Pelizzon, Alberto Magno Simões Rodrigues e Diomar Rosa, e, como suplentes, Antonio Catto, Fernando Luiz Alves Pereira e Paulo Celso Beltrami.

(Arte: Ass. Imprensa)

HORAH – Você sabe das coisas