Idoso de 66 anos é detido e investigado por racismo contra jogador do XV de Jaú

Ofensas de racismo foram proferidas durante jogo do Grêmio contra o XV de Jaú no estádio Prudentão, no sábado 29 (FOTO: TV Fronteira/Reprodução)

A Delegacia Participativa da Polícia Civil de Presidente Prudente registrou B.O. e abriu inquérito para investigar idoso de 66 anos por crime de racismo contra jogador do XV de Jaú, durante partida pela terceira rodada da Copa Paulista no estádio Prudentão, no sábado 29. Segundo testemunhas e até atletas do Grêmio Prudente, o homem foi advertido para não fazer aquilo, mas continuou, até que a PM fosse chamada e ele tentasse fugir; detido, foi levado à delegacia com as testemunhas, onde todos foram ouvidos e liberados.

“Neguinho, veste a camisa!”, teria o idoso gritado várias vezes para um jogador negro do XV, que trajava roupa escura enquanto fazia aquecimento antes do jogo. As testemunhas são torcedores do Prudente que não se conformaram com a atitude, mas disseram que mesmo assim “ele continuou com as ofensas”. Ao notar a proximidade da PM, o homem tentou sair do estádio se embrenhando entre os torcedores, mas foi capturado.

Segundo a legislação federal (Lei 7.716), o crime de racismo é punido com pena que varia de dois a cinco anos de prisão, mais aplicação de multa. Se o crime for cometido no contexto de atividades esportivas, por exemplo, como foi o caso, a lei prevê também que o culpado seja proibido de frequentar esses locais por três anos.

Grêmio Prudente, XV de Jaú e Federação Paulista de Futebol (FPF) ainda não se manifestaram oficialmente sobre o episódio. O Grêmio informou que não tinha informações precisas sobre os fatos; o XV, que os jogadores não chegaram a notar as ofensas, mas que encaminhou o caso à diretoria; a FPF, que aguarda a apuração.

(c/ informações TV Fronteira)

HORAH – Informação é tudo