Indignação – PERSEGUIÇÃO POLÍTICA DESTRÓI PROJETO SOCIAL E DEIXA ESPAÇOS PÚBLICOS EM RUÍNAS

Quadra do Nova Jaú: depois que o Informatibola foi expulso de lá pela atual administração, local está no completo abandono (FOTO: Arquivo Pessoal)

Se uma imagem vale mais do que mil palavras, basta comparar o antes e o depois do projeto Informatibola na quadra do Jardim Orlando Ometto, Zona Sul, para ter certeza de que o governo Rafael Agostini condenou o local às ruínas e destruiu o acolhimento que era dado à sociedade. Antes bem cuidada, a quadra está irreconhecível, virou depósito de lixo e ponto de uso de drogas. Pior que não foi só lá. Motivo: aparente perseguição política ao coordenador do projeto, PM reformado e ex-vereador Ronaldo Formigão.

Antes, com o Informatibola, quadra do Orlando Ometto era um verdadeiro ”brinco’; hoje, dependências em ruínas atraem usuários de drogas, traficantes, bandidos e prostitutas – acúmulo de lixo está por toda parte (FOTOS: Arquivo Pessoal)

“Fui ofendido, fui caluniado, fui humilhado e fiscalizado, e eles, com a máquina (pública) na mão, não conseguem fazer o que eu faço sem nenhuma ajuda do Poder Público”, comentou Formigão, que fez das triplas o coração para manter o projeto, por exemplo, no Centro Comunitário do Jd. Pedro Ometto, também Zona Sul. “Apesar de tudo o que eu passei, fiz questão de continuar o trabalho para provar que não dependia do Poder Público para manter o Informatibola. Pena não dispor de recursos para fazer em todos os bairros de novo, mas tenho certeza de que um dia vai voltar, quando tivermos uma gestão que olhe com mais carinho para as instituições e parcerias”, acrescentou.

Crianças tinham aulas de informática e futebol, noções de cidadania e cuidados especiais; quadra do Nova Jaú, atualmente, está caindo aos pedaços (FOTOS: Arquivo Pessoal)

Ainda no 1º mandato de Rafael, Formigão era vereador e ousou contrariar o prefeito. Votou contra a infeliz concessão do serviço de água e esgoto à iniciativa privada, por exemplo, hoje tão criticada pela população. Resultado: foi simplesmente enxotado das quadras do Orlando e Pedro Ometto, Santo Onofre, Santo Ivo e Nova Jaú. “Em todos esses espaços mantínhamos o Informatibola. São áreas ao lado de escolas, onde há crianças, berçários, e que hoje são espaços públicos servindo para uso de drogas, prostituição, marginalidade… Lamentável, muito triste”, resumiu Formigão.

Até o parquinho está abandonado, com brinquedos quebrados e mato: administração municipal não se mexe (FOTO: Arquivo Pessoal)
Formigão, quando vereador: ousou divergir do prefeito, acabou perseguido e expulso das quadras municipais, onde mantinha o projeto social (FOTO: Arquivo Câmara)

“Sinto tristeza e indignação não porque a Prefeitura cortou o convênio com a entidade lá atrás, mas porque disse que iria fazer tudo com menos valor, ia colocar técnicos da Secretaria de Esportes para cuidar dos espaços e dar aulas para as crianças. O que vemos hoje é chocante”, emendou, quase às lágrimas. Pais entristecidos e revoltados de um lado e, de outro, aliados do prefeito envergonhados. “Quando me encontram, abaixam a cabeça de vergonha”, disse o coordenador do Informatibola, que, como o nome sugere, oferecia ensino de informática, futebol e cidadania às crianças. Sobre o assunto, o Poder Público não dá sequer um pio.

ALTERNATIVA – Formigão mantém o Informatibola na base da criatividade. No sábado (21), fez a instalação da ‘galeria dos patrocinadores’. “Cada patrocinador vai custear uma hora/aula do professor”, explicou ao HORAH. Dessa forma, ele pretende tocar o projeto em 2020 e deixar o passado no retrovisor, definitivamente.

Galeria de Patrocinadores vai ajudar a manter o Informatibola em 2020, no Centro Comunitário do Pedro Ometto (FOTO: Arquivo Pessoal)

HORAH – Informação é tudo