Inmet prevê grandes volumes de chuva e temporais no Sudeste para próximos dias; SAIBA MAIS

Inmet prevê muita chuva, temporais e até granizo no Sudeste; região pode ser afetada, também (FOTO: Reprodução web)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) está prevendo grandes volumes de chuva para os próximos dias no Sudeste, inclusive com a ocorrência de temporais e até granizo. As condições propícias estão sendo criadas pelo fenômeno climático El Niño, que aumenta a convergência de umidade e calor sobre a região, ampliando a energia dispersa na atmosfera e a formação de nuvens mais carregadas.

Para esta 6.a feira 12, são esperados volumes de chuva de aproximadamente 100 milímetros, podendo ocorrer ainda mais em alguns pontos do litoral paulista e na divisa com os estados de MG e RJ; para o sábado 13, o Inmet prevê o avanço de uma frente fria sobre partes do Sudeste. Daí em diante, pelos próximos cinco dias há regiões que poderão ter volumes de chuva de até 200 milímetros.

Em Marília, a semana foi marcada por danos causados por chuva intensa: maior volume do Brasil em 24h (FOTO: Prefeitura Marília/Reprodução HoraH)

REGIÃO – Para a região central do estado, o Inmet já lançou a previsão para os próximos dias. As regiões de Bauru e Jaú deverão ter predominância de Sol com algumas nuvens, e chuvas rápidas durante o dia e à noite. As temperaturas máximas deverão ficar entre 30 e 32 graus; para domingo 14 há previsão de uma leve queda na temperatura, devendo ficar em torno dos 29 graus.

As cidades na região de Marília também terão Sol com nuvens pelos próximos dias e chuvas rápidas a qualquer hora do dia e da noite. A temperatura máxima pelos próximos cinco dias deverá chegar aos 31 graus; no domingo, 28 graus. Especificamente sobre Marília, atingida esta semana por temporal que causou estragos em estabelecimentos públicos e residências, o Inmet indicou que a cidade teve o maior volume de chuva em 24 horas do Brasil.

Das 8h da 3.a feira 9 às 8h do dia seguinte choveu nada mais nada menos do que 89 milímetros na cidade. Conforme o Inmet cita no site oficial do instituto, cada milímetro representa um litro de água por metro quadrado – foram, portanto, 89 litros de água a cada metro quadrado da cidade.

HORAH – Informação é tudo