
TESTEMUNHAS COMEÇAM A SER OUVIDAS DIA 19; trabalhos são presididos pelo vereador Borgo
Secretário interino dos Direitos e Defesa dos Animais em Jaú, Toni Carioba, da Agricultura, é o primeiro convocado para prestar depoimento à Comissão Especial de Inquérito aberta para investigar o descarte de 770 doses de vacina antirrábica no começo do ano. A chamada CEI das Vacinas foi instalada oficialmente na 5ª feira 6, sob a presidência do vereador José Carlos Borgo.

Essa primeira reunião também definiu que o relator dos trabalhos ficará sob a responsabilidade do vereador Rodrigo da ONG e a secretaria com Chico Quevedo – que não compareceu, mas foi representado pelo assessor. Fazem parte ainda da CEI como membros os vereadores Lampião (atual líder do prefeito na câmara) e Jefferson Vieira. O prazo para finalização das investigações é de 120 dias, podendo ser prorrogado por igual período.
As vacinas foram descartadas após vencer o prazo de validade delas. Na ocasião, Aline Machado era a titular da secretaria dos Animais e disse ter alertado a secretaria da Saúde a tempo, mas não foi ouvido. Ela reivindicava mais profissionais para fazer a vacinação de cães e gatos e autorização para montar outros pontos de imunização; na época, a titular da Saúde, Ana Paula Rodrigues, preferiu culpar Aline e o caso ficou sem ser esclarecido.
A denúncia do descarte das vacinas foi feita pelos vereadores Rodrigo e Chico, que optaram por requerimento de informações à prefeitura para explicar o que havia acontecido. Borgo tentou aprovar uma acareação entre as secretárias (Aline não está mais no governo, desde este episódio), mas a base aliada rejeitou; depois, na ausência de um vereador governista substituído pela suplente Cleo Furquim, conseguiu assinaturas suficientes para abrir a CEI.
HORAH – Informação é tudo