
Anunciada volta da circulação dos trens de carga pelas cidades do centro-oeste preocupa demais as cidades cortadas pela linha férrea, caso de Marília. Os trechos cruzam a área central da cidade em vários locais de movimento intenso de veículos, como na Praça Atos Fragata e na rua 9 de Julho, por exemplo.
Imagine 85 a 100 vagas de carga cruzando esses locais em horário de pico, operação que pode demorar em média 15 minutos, parando completamente o trânsito. Pior: imagine os motoristas mais apressados que vão tentar avançar mesmo com as cancelas abaixadas, terem seus veículos atingidos pela passagem dos trens.
Isso é noticiado constantemente nas cidades por onde esses trens de cargo já circulam, como Rio Preto e Catanduva. Mais recentemente, acidente em rua que faz a ligação bairro-centro atingiu um carro e uma moto que avançaram a cancela, causando danos de grande monta e ferimentos leves em três pessoas: duas mulheres que estavam no carro e um homem que conduzia a moto. Eles tiveram de ser socorridos pelo SAMU.
Em cidades como Garça e Marília, a volta da circulação desses trens foi anunciada pela Rumo Logística para 2028. Providências começaram a ser tomadas para desobstrução e limpeza dos trilhos tanto no trecho rural quanto urbano; até ações judiciais estão sendo promovidas contra ocupantes das áreas laterais aos trilhos. Imagine o caos que vai virar o trânsito nesses locais e o risco de acidentes.

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