
Extraoficialmente, um representante da concessionária de água e esgoto informou ao HORAH que foi acatada a intervenção e todos os pedidos serão atendidos
Em coletiva de imprensa para explicar o decreto municipal de intervenção na concessão dos serviços de água e de esgoto de Marília nesta 4.a feira 26, o prefeito Vinicius Camarinha disse que o interventor nomeado por ele já assumiu a função no prédio da concessionária RIC Ambiental e prometeu “abrir a caixa preta” da empresa. Enquanto durar a intervenção, prevista para 180 dias, a concessionária vai continuar prestando serviços normalmente.
O interventor é o secretário municipal da Administração César Fiala, que a partir da posse passou a ter acesso a documentos, contratos, recebimentos e pagamentos efetuados pela RIC Ambiental. Na coletiva, Vinicius não deu detalhes, mas falou genericamente sobre “muitas irregularidades” na concessão e que a população não aguenta mais ser explorada — uma referência ao reajuste na tarifa de água e de esgoto antes de um ano de contrato.
Paralelamente à intervenção, a Corregedoria-Geral do Município conduz sindicância para apurar o processo de concessão e as supostas irregularidades e, segundo Vinicius, a Procuradoria-Geral está preparada para defender judicialmente o decreto da intervenção baixado hoje, já antevendo que a RIC irá contestar a medida. “O poder público tem autonomia para agir, dentro da lei, quando o erário público é lesado”, justificou.
Durante a intervenção, todos os serviços que vinham sendo prestados pela concessionária vão continuar sob responsabilidade da empresa. O prefeito observou que reclamações e dúvidas sobre contas e serviços devem ser direcionados à RIC Ambiental, com sede na Av. Rio Branco, centro, como antes. A mudança que houve com o decreto é que desde então a gestão da empresa está sob a responsabilidade do interventor.
Atendendo a solicitação da reportagem do HORAH, um dos representantes do consórcio de empresas que formou a RIC Ambiental informou extraoficialmente que, neste momento, a concessionária acatou a intervenção e vai atender a todos os pedidos do interventor nomeado pelo prefeito. “Não temos nada a esconder”, completou.
HORAH – Informação é tudo